Alimentação Saudável na Primeira Infância

Nutricionista: Vivian Oliveira
Alimentação saudável primeira infância

Alimentar-se de maneira saudável é um comportamento que se inicia antes mesmo do nascimento. Desde a gestação, a mulher já precisa ter alguns cuidados especiais em sua dieta, pois ela interfere no crescimento do bebê ainda na barriga.

As evidências mostram que ensinar bons hábitos alimentares desde a Primeira Infância é fundamental para uma vida adulta com mais saúde.

Após o nascimento, a alimentação única e adequada para a criança deve ser o leite materno exclusivo, pelo menos até 6 meses de vida. O leite humano tem proteínas que colaboram com as conexões cerebrais e também assegura que o bebê receba anticorpos maternos, protegendo-o de infecções.

Após essa idade, é necessário inserir a alimentação complementar e as refeições devem acontecer a cada três horas e evitar todos os tipos de alimentos açucarados e industrializados, como refrigerantes, sucos prontos, biscoitos/bolachas ou farinhas para engrossar o leite. Nesta fase é imprescindível garantir que a criança desenvolva bons hábitos nutricionais.

Os primeiros alimentos a serem oferecidos ao bebê são as frutas e vegetais frescos, pois eles são excelentes fontes de vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes que contribuem para a prevenção de doenças tanto na infância quanto na vida adulta.

Para que seja criado o hábito de uma alimentação saudável, já na infância, as refeições devem conter sempre pratos coloridos que estimulam o apetite e garantem o consumo de todos os nutrientes necessários. Devem ser oferecidos alimentos de todos os grupos alimentares, como feijões, cereais, raízes e tubérculos, legumes, verduras, frutas, leite e carnes, e variar os alimentos dentro de cada grupo.

Além disso, é interessante envolver a criança na escolha, compra e preparação dos alimentos, estimulando a criatividade, o contato com novos alimentos e a valorização do ato de cozinhar.

Outro fator importante a ser considerado é que crianças que costumam fazer suas refeições à mesa, longe da tv, brinquedos, tablets e jogos eletrônicos tendem a ter uma alimentação mais saudável, além de apresentar menos problemas de comportamento e ter melhores resultados escolares.

A falta de alimentos saudáveis adequados durante a Primeira Infância pode prejudicar a capacidade de concentração, o bom desempenho escolar e está ligada a problemas comportamentais e emocionais na pré-adolescência e adolescência. A má alimentação pode também deixar as crianças mais propensas a doenças, faz a recuperação de um quadro clínico ser mais lenta, aumenta o número de visitas ao clínico e pode fazer da mesma um adulto “doente crônico”.

As escolas têm se mostrado como um excelente espaço para educação alimentar, pois muitas destas, atualmente, lidam com o momento da alimentação como uma extensão da proposta pedagógica.

E este tema está presente de forma destacada na Escola Jasmim. Sabemos que uma boa aprendizagem depende diretamente de uma rica, diversa e saudável base alimentar.

Vivian Oliveira
Nutricionista – CRN9 3071