O Projeto

As Artes expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e a realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes etc.

O movimento, o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, o contraste, a continuidade, a proximidade e a semelhança são atributos da criação artística. A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, intuitivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo às Artes.

As crianças têm suas próprias impressões, ideias e interpretações sobre o mundo em que vivem e sobre a produção de arte e o fazer artístico. Tais construções são elaboradas a partir de suas experiências ao longo da vida, que envolvem a relação com a produção de arte, com o mundo dos objetos e com seu próprio fazer. As crianças exploram, sentem, agem, refletem e elaboram sentidos de suas experiências. A partir daí constroem significações sobre como se faz, o que é, para que serve e sobre outros conhecimentos a respeito da arte.

O trabalho com as Artes na escola Jasmim tem profunda atenção no que se refere ao respeito das peculiaridades e esquemas de conhecimento próprios à cada faixa etária e nível de desenvolvimento. Isso significa que o pensamento, a sensibilidade, a imaginação, a percepção, a intuição e a cognição da criança devem ser trabalhadas de forma integrada, visando a favorecer o desenvolvimento das capacidades criativas das crianças.” (RCNs, 1998)

A Jasmim acredita no potencial das Artes para o desenvolvimento das crianças.

Em nosso projeto teremos:

  • Seleção de um artista por turma a cada ano para exploração de sua biografia e obras;
  • Aula de Música com o desenvolvimento de atividades que contribuam para o ritmo pessoal das crianças;
  • Roda coletiva, toda sexta-feira com apresentação de teatro de uma turma para apreciação e construção de hábitos relacionados ao fazer cultural;
  • Registros das aulas de circo, que acontecem nas quartas-feiras: manifestações pessoais das aprendizagens individuais exploradas corporalmente.
  • Em todas as situações, nosso trabalho favorece O Fazer, A Apreciação e A Reflexão.
  • Através de Pinturas, Esculturas, Músicas, Dramatizações, Danças, Cantorias e Fotografias são desenvolvidos os seguintes conceitos:
  • Produção
  • Comunicação
  • Exposição
  • Estética e Valor da Obra
  • Reconhecimento da diversidade de gostos e produções
arte dos alunos

Artes das Crianças