Adaptação à Escola – Entre choros, confiança, afeto e superação.

A adaptação é parte do crescimento, do desenvolvimento e da construção de nossa identidade.

O período de adaptação escolar é muito delicado tanto para as crianças, quanto para seus familiares, que costumam sentir insegurança e ansiedade ao deixar os pequenos aos cuidados de outras pessoas.

Como a primeira ida à escola ou até a troca de instituição faz com que a criança tenha que enfrentar uma situação completamente nova, é normal que ela se sinta insegura, exija a presença da mãe ou de algum adulto que ela conheça bem perto dela (às vezes “grudado”) e para isso use do choro para comunicar esse sentimento.
Porém, com algumas atitudes é possível deixar a criança mais tranquila e preparada para a adaptação escolar e seus responsáveis também. Confira abaixo as situações mais comuns neste período e algumas dicas para solucioná-las.

1. Crises de choro na porta da escola
Muitas vezes a mãe, o pai ou o acompanhante é pego de surpresa por uma crise de choro da criança na porta de escola, pois isso pode acontecer até com as crianças que demonstram alegria e entusiasmo para o seu primeiro dia de aula. O momento mais delicado é quando a criança e seus familiares têm que se despedir.
Porém, esse é um comportamento compreensível, visto que a criança está chegando a um lugar novo e desconhecido, onde não conhece ninguém e terá que ficar um tempo longe de quem ela já confia e tem afinidade
Por isso, no período de adaptação, que normalmente pode dura cerca de uma semana até um mês, é importante que o responsável acompanhe a criança por algumas horas dentro do ambiente escolar, ajudando-a familiarizar-se com a instituição fazendo novas amizades, bem como, transmitindo maior segurança a ela.
É importante destacar que a criança percebe quando os familiares estão inseguros e isso só dificulta a sua adaptação. Por essa razão, é fundamental que os familiares tenham confiança na escola que matriculou os filhos, pensando nisso é que reforçamos a importância da presença da mãe ou do pai dentro da Escola Jasmim, quando a criança está insegura.
Quando sentir que a criança está buscando explorar mais o ambiente, aproveite para se afastar um pouco dela, mas lembrem-se de voltar conforme o prometido. Quando chegar o momento de despedir-se da criança é importante que os familiares se mantenham seguros e façam a despedida brevemente, dizendo que irão embora mas que em breve irão busca-la. Algumas pessoas evitam se despedir, dizendo por exemplo que vão ao banheiro e vão embora. Essa não é uma atitude saudável, pois as crianças perderão a confiança em você e ficarão ansiosas a todo momento, achando que você vai embora sem se despedir, sem falar com ela. Assim, uma relação saudável deverá estar pautada na verdade para que o processo de adaptação não seja prejudicado.

2. Tristeza e apatia antes da mudança de escola
Quando a criança vai mudar de escola ela começa um novo processo de adaptação. Dessa forma, pode apresentar tristeza e apatia, pois já estava habituada ao ambiente anterior, além de ter criado laços afetivos com os amiguinhos e as professoras.
Para contornar essa situação, tenha paciência e invista em uma boa e sincera conversa. Explique para a criança o motivo da mudança de uma forma que ela possa compreender a necessidade e como isso pode ser positivo para ela. Além disso, demostre companheirismo, acredite em sua criança, dê “força” para esse momento difícil, pois ela é capaz de superá-lo.

3. Falta de vontade de frequentar a escola
A falta de interesse na escola pode ser reflexo de uma resistência em não querer sair do ambiente familiar.
Outro motivo que leva a criança a não ter vontade de frequentar a escola é o pouco contato que tem com outras crianças da mesma faixa etária. Sendo assim, busque frequentar parque infantis, no qual ela poderá brincar com outras crianças. Essa atitude irá ajuda-la a querer frequentar novos ambientes.

4. Dificuldade da família em deixar a criança
Não é somente as crianças que enfrentam dificuldades, mas sua família também. Inclusive existem casos em que os responsáveis sentem tanta culpa que acabam caindo no choro no momento de deixá-las na escola. Essa atitude pode deixar o processo de adaptação ainda mais difícil e traumático para as crianças.
Para agir com tranquilidade, a dica é conversar bastante com os profissionais da escola, conhecer a fundo o método de ensino e sentir total confiança na instituição. Fazendo a escolha da escola com segurança, fica muito mais fácil transmitir tranquilidade ao seu filho ou filha.

Lembre-se de que essa é uma etapa importante para o desenvolvimento da inteligência socioemocional da criança, e esse período de adaptação é um período que todas as crianças deverão passar.

Saiba, estamos todas e todos da Escola Jasmim preparados e de braços abertos para acolher sua criança e a família. Conte sempre com a gente!

fonte: Escola da Inteligência, Educação Socioemocional.
#escolajasmimbh #inteligenciasmultiplas #culturadacrianca #psicopedagogia #psicologiainfantil #inteligenciaemocional #aprendizagemludica #educacaoludica

Deixe sua Opinião