O Projeto
“Hoje não se trata tanto de sobreviver, mas como saber viver. Para isso é necessária uma outra forma de conhecimento, um conhecimento compreensivo e íntimo que não nos separe e antes nos una pessoalmente ao que estudamos”. Boaventura de S. Santos
Aos poucos, ao longo de nosso percurso como educadores e educadoras, percebemos (e perceberemos) que a educação ambiental surgiu como uma necessidade quase inquestionável pelo simples fato de que não existe processo de ensino-aprendizagem fora de um ambiente e que esse ambiente é fundamental para a permanência e sobrevivência da espécie humana.
Nesta perspectiva, ecologia não estuda o meio ambiente somente como lugar, mas também como o conjunto das relações entre os seres vivos. É o estudo das relações dos seres humanos com o meio ambiente e com os outros seres vivos.
Ecologia é uma palavra que vem de outras duas palavras gregas:
Oikos= casa / Logo= ciência ⇒ Então, ecologia quer dizer ciência da casa.
Na Jasmim, conceitos de destaque no trabalho com as crianças são:
Os ciclos da ÁGUA e da VIDA
- A partir de estudos, vivências, experimentos e diversas atividades relacionadas à culinária;
- Identificação de problemas ambientais do bairro Buritis com as turmas da pré-escola;
- Conhecer os processos que envolvem o reaproveitamento, a reciclagem, a reutilização dos materiais descartados;
- Criar situações e experimentos que levem a criança a compreender que numa ponta está a produção/transformação das matérias primas, na outra ponta está esgotamento e o lixo resultante. E, sobretudo, que devemos inventar/criar maneiras de evitar o esgotamento das matérias primas e a produção lixo por um lado e por outro, inventar/criar novas formas de produção e transformação sem destruir e gerar lixo.
- Promover ações locais de reciclagem, reaproveitamento e reutilização dos materiais descartáveis no exercício da conscientização para diminuir o desperdício;
- Promover ações pedagógicas de valorização da cidadania e dos direitos humanos;
- Exploração do ato de cuidar. Cuidar do nosso próprio corpo, da nossa alimentação, das pessoas que convivem com a gente, do lugar em que vivemos, dos recursos naturais.
Todos os anos, realizamos plantio com as crianças nos nossos cantinhos de horta: uma experiência que se renova junto com as observações, reflexões e acompanhamentos.
Ainda temos parceria com instituições de Ensino Superior desenvolvendo atividades direcionadas com as crianças de enriquecimento dos conceitos explorados