O Projeto

O ambiente escolar é um lugar propício para que se conheçam as variedades textuais e os diversos gêneros existentes, pois neste lugar as crianças são produtoras e receptoras de textos.

Neste ano de 2017 iremos abordar a Poesia, como modalidade de linguagem da literatura. A ludicidade, os sentidos das palavras, criatividade, enriquecimento dos sentidos que a poesia provoca na imaginação.

Na Jasmim, poesia, antes de tudo, é a transfiguração da realidade em expressão de beleza e de contemplação emocional.

Ela desperta a sensibilidade e os valores estéticos. Aprimora as emoções e a sensibilidade, aguça sensações. Brinca com múltiplos significados, materializa o prazer, torna a criança receptiva às manifestações de beleza. A poesia exige introspecção porque joga com múltiplos sentidos, realçando signos e significantes. Com este projeto, a nossa escola questiona:

É possível transformar o ambiente escolar num “cenário” de aprendizagens brincriativas?

É possível desenvolver atividades relacionadas ao universo poético e às possibilidades das palavras, a partir das emoções e imaginação lírica?

Poetas que trabalharam sobre a temática da natureza, Manoel de Barros e Mário Quintana serão os poetas que nos ajudarão a responder essas questões.

Destacamos para este trabalho, os poemas musicados pelo artista Márcio de Camillo em seus 2 volumes de CD intitulados Crianceiras de 2012 e de 2015.

Você pode conferir parte desta obra no vídeo a seguir:

A Escola Jasmim tem alguns momentos específicos para o trabalho com as Palavras Encantadas:

  • Momento da Literatura em sala: toda quinta feira há o enriquecimento da hora do conto com os livros de literatura vindos de casa;
  • Momento Literário em casa: 1 criança ou toda a turma leva um livro da escola para casa nas sextas feiras e fazem o reconto nas segundas-feiras;
  • Momentos pedagógicos dirigidos e interdisciplinares com as poesias musicadas por Márcio de Camillo.
arte dos alunos

Artes das Crianças