O Projeto

Consideramos a matemática a base da vida formal.

Uma ciência que organiza o conhecimento produzido pelas experiências do acréscimo, do “crescimento” de objetos, de dados, de recursos, de propriedades, de desafios da vida prática.

A aprendizagem da matemática se dá, de forma imprescindível, através da ação da criança sobre o objeto, em situações contextualizadas e desafiadoras, que despertem curiosidade, interesse e promovam a elaboração do raciocínio.

Os elementos essenciais para se alcançar a aprendizagem da matemática são:
• Organização dos materiais e organização da estética visual dos espaços de aprendizagem (sala, pátio, quadra, jardim, etc); cada tipo de informação e recursos expostos serão utilizados como parte da exploração dos conteúdos selecionados;
• Organização do tempo no planejamento das atividades atentando para a sequência do dia;
• Organização do espaço específico de cada atividade: será um jogo? Será um desafio conceitual? Será a sistematização de um conhecimento já explorado de forma concreta? De acordo com o objetivo, nossas educadoras selecionam o local adequado para a concentração em cada situação de aprendizagem.

Nosso papel é gerar necessidades de ação das crianças. Através de estímulo/motivação, ampliar sua curiosidade e vontade de experimentar sobre o mundo dos objetos e o universo dos números.

Em nosso programa curricular, contemplamos os seguintes conceitos:

• Espírito lógico: com classificação, seriação, codificação e decodificação;
• Grandezas e medidas: contando e medindo, aumentando e diminuindo, fazendo calendários, datas de eventos, aniversários; medindo ambientes e objetos próximos: os pés, as mesas, a sala, o quarto, a cama e fazendo comparações; medindo volumes, massas, comprimentos ao fazer receitas e interpretações das medidas, etc.;
• Conceitos iniciais à ideia de número: muito, pouco, nada/zero, maior, menor, semelhante, diferente;
• Ideia de número: contagens, identificação membro a membro, identificação do numeral que representa a quantidade, escrita do mesmo, desafios em relação à quantidade;
• Geometria: com as noções espaciais, topológicas, de tempo e geométricas;
• Estatística: no estabelecimento de relações probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos.